(41) 3010-6333 contato@abrigovirtual.com.br
    EnglishPortugueseSpanish

Se você está criando um site, seja pessoal ou para a sua empresa, é fundamental que você conheça quais são os os melhores tipos de servidores e de hospedagem existentes no mercado. Vale lembrar que uma hospedagem de qualidade é fator essencial para o bom funcionamento de um site.

O primeiro passo, ao criar seu próprio endereço na internet, é fazer o registro de um domínio (por exemplo www.meusite.com) e contratar a hospedagem de sites. A hospedagem de site é o que garante que o seu site fique no ar sem instabilidades e problemas. Assim, o endereço pode ser acessado pelo público sempre que ele quiser.

Porém, existem alguns tipos de servidores e de hospedagem distintos que você deve conhecer antes de optar pelo seu. Aqui, destacamos 3 deles:

  • Hospedagem compartilhada;
  • VPS;
  • Hospedagem dedicada.

Saiba mais sobre eles e escolha o que mais se adapta para você.

– Veja também: Sistemas para sites: quais as melhores plataformas gerenciáveis?

Conheça os principais tipos de servidores e hospedagem

Hospedagem compartilhada

A hospedagem compartilhada é caracterizada por ser um servidor compartilhado entre diversos clientes ao mesmo tempo. Costuma ser caracterizada por oferecer um bom custo benefício e ser de fácil gerenciamento. Por isso, é a opção preferida de muitas marcas.

Ainda, existem várias empresas que oferecem o serviço de hospedagem compartilhada. Assim, é comum que, ao contratar uma empresa nesse setor, ela já garanta uma base para o WordPress – que é a principal plataforma de sites do mundo.

– Confira: 4 motivos para investir na criação de sites personalizados

VPS

VPS é a sigla para “Virtual Private Server” – em português, seria traduzido como “Servidor Virtual Privado”. Esse formato de servidor pode oferecer 100% de customização, porém, não é um ambiente dedicado para a marca. Isso acontece porque a hospedagem VPS é oferecida por meio de uma técnica chamada de virtualização. Esse método divide – de maneira virtual – um servidor extremamente eficaz em várias partes menores, de acordo com cada situação.

Assim sendo, esses servidores virtuais menores rodam cada um com seu próprio sistema operacional. Assim, apesar de eles compartilharem recursos físicos, cada um é administrado de maneira independente. Na prática cada um desses pequenos servidores VPS funciona como um servidor dedicado – porém, com menor poder de processamento.

Ainda, vale lembrar que o VPS demanda uma maior complexidade operacional. Assim sendo, ele deve ser manipulado por alguém que tenha mais experiência e conhecimento sobre tipos de servidores e de hospedagem.

Hospedagem dedicada

Ainda, tratando-se dos tipos de servidores, não poderíamos deixar de citar a hospedagem dedicada. Essa é a solução mais indicada para empresas grandes – e que exigem sites pesados e com alto tráfego.

Como o nome sugere, nesse formato de hospedagem há um servidor totalmente dedicado ao seu site. Isso significa que há uma máquina com todos os recursos necessários disponíveis apenas para o seu endereço. A hospedagem dedicada exige um maior investimento financeiro, porém, oferece um excelente desempenho para o cliente. Isso porque permite hospedar sites mais pesados ao mesmo tempo em que comporta várias conexões simultâneas de maneira estável.

Quais os melhores tipos de servidores e de hospedagem para você?

Aqui selecionamos 3 tipos de servidores que merecem o seu conhecimento. Ainda, podemos citar a hospedagem em nuvem (ou cloud), que utiliza vários servidores online em diversos computadores diferentes. Assim, várias máquinas trabalham de maneira integrada distribuindo as cargas de processamento, armazenamento de dados e memória.

E então, está pronto para escolher os melhores tipos de servidores e de hospedagem para o seu site? Precisa de algum auxílio ou suporte? Então entre em contato conosco e encontraremos, juntos, a melhor solução para a sua empresa.

(41) 3010-6333 | (41) 9 9129-6666

Av. Rep. Argentina, 2275 - Sala: 201, Água Verde - Curitiba/PR

contato@abrigovirtual.com.br | suporte@abrigovirtual.com.br