(41) 3010-6333 contato@abrigovirtual.com.br
    EnglishPortugueseSpanish

Antes mesmo de pensar em como criar um logotipo, é preciso entender o que é um e qual a sua importância para a construção de uma marca. Um logotipo é um símbolo que representa visualmente a sua empresa. Dessa forma, é a partir dele que o seu público pode a identificar e diferenciar em meios aos concorrentes.

É justamente por isso que um logotipo é tão importante. É o seu logo que irá estampar todos os materiais digitais – como sites, plataformas, aplicativos – e gráficos da sua empresa.

Portanto, ele deve ser criativo, transmitir a ideia do seu negócio e, principalmente, ser marcante. Neste blog post queremos te mostrar como criar um logotipo para a sua empresa em 8 passos. Vamos a eles.

1 – Conheça o seu negócio

O primeiro passo na criação de um logo é saber exatamente qual é a proposta de valor do seu negócio. Nesse estágio, é preciso que você conheça a fundo o seu negócio e qual a ideia você pretende que as pessoas tenham ao olhar para o seu logotipo. 

Logo, a primeira grande dica é: conheça o seu negócio e saiba exatamente o que você quer transmitir com o seu logotipo.

2 – Saiba quem é o seu público 

Além de conhecer a proposta do seu negócio, é preciso que você entenda quem é a sua persona. Quais são os interesses da sua audiência? Quais são os produtos que ela sempre consome e como essas marcas estão representadas no mercado?

Nesse contexto, você pode conhecer quais logotipos a sua persona se relaciona através de uma pesquisa. Assim, ao conhecê-la, fica mais simples entender quais os gostos do seu público.

3 – Faça uma pesquisa para conhecer os seus concorrentes 

Esse estágio é importante justamente para entender qual a identidade visual de outras empresas que competem com você no mercado.  Nesse sentido, é necessário que haja uma análise e não uma cópia dos concorrentes. Aqui, é preciso saber quais são as tendências e em qual sentido as empresas estão caminhando.

4 – Pense em um bom conceito 

A partir do momento que você entende o seu negócio, sua persona e seus concorrentes, está na hora de criar um logotipo para a sua empresa.

Nessa etapa, lembre-se de idealizar o que as formas e palavras no seu logotipo irão transmitir para o seu público. O conceito, dessa forma, é entender que todos os formatos não podem ser aleatórias e devem, necessariamente, dizer algo.

No exemplo do Carrefour, é possível ver um C no logotipo que, com certeza, foi idealizado com um caráter intencional. Essa forma, por sua vez, foi pensada a partir da composição do logotipo.

Bacana, não? Apesar de o Carrefour ser uma rede internacional de hipermercados, ele serve de inspiração e como uma referência que pode, sim, ser levada para a realidade da sua empresa.

Dessa forma, pense nas formas do seu logotipo para que ele seja montado de maneira consciente e que cada espaço seja milimetricamente pensado.

5 – Utilize as cores ao seu favor 

Um item bastante importante para criar um logotipo é saber as cores que serão utilizadas. Uma cor nunca deve ser usada de forma aleatória, visto que cada uma transmite um significado diferente – apesar que as significações podem variar de cultura para cultura.

Por isso, na hora de escolher as cores das formas que irão compor seu logotipo, pense no que cada uma delas transmite. Uma boa dica aqui é buscar saber sobre a psicologia das cores que, no geral, demonstram o significado das cores.

Dessa forma, com esse conhecimento em mente, torna-se mais simples saber quais serão as cores escolhidas para o seu logotipo.

6 – Cuidado com a fonte escolhida

Quando se fala em fonte, o mais indicado é utilizar uma única tipografia para criar um logotipo e também não fazer uso de fontes que são muito associadas a determinadas marcas.

Vejamos o exemplo da Disney. A fonte utilizada no logotipo na companhia multinacional é conhecida por todos e, com certeza, não seria uma boa estratégia utilizá-la para a sua marca.

7 – Seja criativo e original 

Assim, uma das dicas finais é sempre ser original e, jamais, copiar um logotipo de outra empresa, seja ela sua concorrente direta ou não. Assim, o que seus clientes querem ver é um logotipo criativo e que seja necessariamente marcante, de forma que transmita a ideia do seu negócio.

8 – Faça aplicações do seu logotipo

Conseguiu idealizar um logotipo que tenha tudo a ver com o seu negócio? Legal. Agora é hora de aplicá-lo em variados materiais para ver se a logotipo fica interessante em todos eles.

– Você pode se interessar por: 4 motivos para investir na criação de sites personalizados. 

Por exemplo, você irá abrir uma empresa que vende produtos naturais e criou um logotipo. O ideal é que, antes de torná-la oficial, você faça aplicações em fachadas, copos, pratos e quaisquer outros itens que tenham relação com o seu negócio.

Gostou deste artigo?

Nós somos a Abrigo Virtual e esperamos que você tenha compreendido melhor sobre como  criar um logotipo para o seu negócio. Dessa forma, seguindo alguns passos simples, você pode ter uma ideia criativa e inteligente para o seu logotipo.

Nós temos um blog completo para te ajudar a entender mais sobre criação e desenvolvimentos de materiais para a sua empresa. Confira!

(41) 3010-6333 | (41) 9 9129-6666

Av. Rep. Argentina, 2275 - Sala: 201, Água Verde - Curitiba/PR

contato@abrigovirtual.com.br | suporte@abrigovirtual.com.br