(41) 3010-6333 contato@abrigovirtual.com.br EnglishPortugueseSpanish

Ter um site é uma ação essencial para qualquer empresa. Dentre os sistemas para sites disponíveis no mercado, o ideal é pesquisar por aqueles que sejam suportados por plataformas gerenciáveis. Ou seja, que sejam responsivas, modernas e permitam a personalização. Ainda, é essencial que esses sistemas para sites ofereçam soluções adequadas para as exigências da sua empresa.

Assim sendo, se você deseja contar com um bom endereço digital para a sua marca, confira os melhores sistemas para sites de acordo com o seu mercado e área de atuação.

Quais são os melhores sistemas para sites?

Ao pensar nos melhores sistemas para sites, devemos levar em conta a gerenciabilidade oferecida pelas plataformas. Assim sendo, separamos aqui as melhores opções para:

  • Lojas virtuais (e-commerce);
  • Sistemas de ensino a distância (EAD);
  • Sites que permitam que a alteração seja feita pelo próprio cliente.

Confira nossa seleção de plataformas:  

Sistemas gerenciáveis para lojas virtuais / e-commerces

Para a área de lojas virtuais, existem dois sistemas gerenciáveis que se destacam. São eles: o Magento e o WooCommerce. Ambos possuem suas particularidades, porém, são extremamente funcionais, gerenciáveis e eficientes.

Os prós de utilizar o Magento é que ele é uma ferramenta que pode ser ser constantemente customizada. Também é uma plataforma que pode ser utilizada por empresas de todos os tamanhos e áreas. Porém, como contras, a plataforma exige um bom provedor de hospedagem e conhecimento avançado em programação.

Já o WooCommerce traz como principais diferenciais o fator de rodar em WordPress, ou seja: não precisa de um sistema de hospedagem complexo. Também, é gratuito para baixar, de fácil utilização. Seus contras são a limitação devido à utilização de uma plataforma que não nasceu com foco no e-commerce e a base de dados de plug-in que, dependendo do objetivo da sua empresa, pode ser insuficiente.

Sistema próprio EAD

Se a sua empresa é voltada ao ensino a distância – seja para cursos online, escola, faculdades, instituições, entre outros –  a plataforma gerenciável que mais se destaca nesse cenário é o Moodle.

A plataforma gerenciável é gratuita, segura, simples de instalar e de fácil acesso. Ainda, o Moodle garante a fácil interação entre alunos e professores, oferece chat e fórum para o contato entre as partes. Também, a plataforma garante facilidade para armazenamento de ficheiros e arquivos de vários formatos – slides, documentos de texto, imagens, vídeos, páginas web, aplicações java, escrita com símbolos matemáticos, entre outros.

Os contras do Moodle são: apesar de ser uma plataforma gerenciável gratuita, ele não oferece uma equipe técnica à disposição. Ou seja: é importante contar com desenvolvedores na equipe ou contratar uma empresa especializada para fazer as formatações desejadas. Para isso, os programadores envolvidos precisam entender de PHP e MySQL.

Sistemas em que a empresa consegue alterar o conteúdo

Para criar um endereço gerenciável que possa ser alterado e atualizado frequentemente, o melhor dos sistemas para sites é o WordPress. Isso acontece porque o WordPress é uma plataforma muito acessível, mesmo para os iniciantes na arte de produção de site. Porém, para que ele passe uma imagem profissional, é importante se aprofundar no assunto. Estudar, se dedicar e praticar até alcançar o profissionalismo.

O sistema é gratuito e oferece grande liberdade para personalização e edição. Ainda, por ter muitos adeptos, oferece um bom suporte para dúvidas a respeito da plataforma em sua documentação e em fóruns oficiais.

Porém, essa grande popularidade também traz consigo um problema. O WordPress é uma ferramenta muito visada por hackers e spammers. Por isso, é importante preocupar-se e investir em segurança para o seu endereço virtual no WordPress. Ou seja: cabe à empresa criar senhas fortes e, caso considere necessário, investir em plug-ins que possam fortalecer a segurança.

– Veja também: Na dúvida, não clique

Qual a sua plataforma preferida?

Agora você conhece bons sistemas para sites das mais diversas áreas. Aqui citamos algumas das principais plataformas que fazem sucesso atualmente. Você já utiliza alguma delas? Usa plugins para aumentar a gerenciabilidade do seu endereço virtual? Deixe seu comentário!