(41) 3010-6333 contato@abrigovirtual.com.br
    EnglishPortugueseSpanish

Seja pela facilidade do uso ou pela necessidade, é inegável que os smartphones fazem parte de nosso dia a dia, visto que passamos boa parte do tempo navegando em sites, blogs e redes sociais que nos interessam.

Prova disso é a pesquisa realizada pela Deloitte Brasil em 2018, cujo resultado mostrou que cerca de 92% dos brasileiros utilizam smartphone. Além disso, segundo o levantamento produzido pelo SPC Brasil também em 2018, 33% das pessoas usam o celular para realizar compras online.

– Leia também: Como funciona a criação de loja virtual personalizada?

Assim, tendo em vista esse número extremamente significativo de usuários que utilizam celular e compram através dele, ter um site responsivo, ou seja, que se adapte aos dispositivos móveis, pode ser uma boa estratégia para o seu negócio.

Nesse cenário, queremos te ajudar a entender o que é e quais os benefícios de ter um site responsivo.

O que é um site responsivo?

Um site responsivo é aquele capaz de se adaptar aos diversos dispositivos móveis, como celulares e tablets.

Essa adaptação ocorre de forma que, quando o usuário abre o site em um smartphone, ele consegue ver todas as informações de forma clara, sem que perca a qualidade apresentada na versão desktop.

Assim, todos os links, abas, imagens, animações e quaisquer elementos dentro do site devem ser responsivos para que o usuário consiga ter a melhor experiência independentemente da plataforma utilizada.

Uma dúvida que pode surgir também é a diferença entre site responsivo e site mobile. Enquanto o primeiro é uma versão do mesmo site que se adapta a várias telas, o mobile é um segundo site, com um layout totalmente diferente, usado somente para ser visto em dispositivos móveis.

A maioria das empresas opta pela versão responsiva por ela ter um custo menor em relação à mobile, além de ser melhor encontrada pelos mecanismos de pesquisa do Google e exigir um tempo de otimização menor, visto que se trata de apenas um site com as mesmas imagens, fontes e códigos.

Além disso, quem opta pela versão mobile precisa gastar mais recursos para fazer outro site completamente diferente e pode perder em aspectos como identidade visual da sua marca, por exemplo.

Benefícios de sites adaptáveis 

Se você possui um site, e-commerce ou blog é de extrema importância que essas plataformas sejam responsivas, pois, caso um possível cliente entre na sua página pelo mobile e ela não seja adaptável, a chance de sair e procurar um concorrente é bastante alta.

1 – Melhores resultados com SEO 

Já é conhecido que um site responsivo pode ser melhor encontrado pelos mecanismos de pesquisa do Google, como o Search Engine Optimization (SEO).

– Você pode se interessar por: Otimização SEO: como funciona e o que fazer para otimizar seu site.

Quando o usuário realiza uma pesquisa via mobile e encontra um site adaptável, isso é visto como positivo pelo Google. Assim, caso o seu site tenha essas características, os resultados através do tráfego orgânico podem melhorar consideravelmente.

Ainda, o Google emitiu uma nota informando que os sites responsivos serão indexados por primeiro no mecanismo de procura. Logo, se você possui um site já em funcionamento e ele não é adaptável, este é o momento de pensar em formas para solucionar essa questão.

2 – Otimização na experiência do usuário 

O que o seu usuário quer na internet é encontrar um site que ele consiga navegar normalmente e ter a máxima experiência que a sua plataforma pode fornecer.

Logo, com um site responsivo, o seu público pode ter a tranquilidade de acessá-lo em qualquer plataforma, como celulares e tablets, e não ter uma vivência negativa.

3 – Maior chance de converter um lead ou efetivar uma compra

Com um site ou blog responsivo, uma das maiores vantagens é que o seu usuário consiga navegar de tal forma que possa baixar um e-book ou efetuar uma compra sem maiores complicações, por exemplo.

Independentemente do seu objetivo de negócio, o site adaptável irá te ajudar a ter resultados cada vez mais positivos. O seu cliente precisa se sentir confortável ao utilizar a sua plataforma, por isso, ofereça essa facilidade para ele.

Concluindo

Utilizar sites através de dispositivos móveis já é uma realidade para milhares de brasileiros. Logo, ter uma plataforma adaptável é, mais do que um diferencial, uma forma de melhorar a experiência do usuário.

Além disso, você ganha posições em mecanismos de pesquisa como o Google e pode, ainda, melhorar os resultados com seus leads.

Gostou deste artigo sobre site responsivo mas ficou com alguma dúvida? Nós podemos te ajudar, entre em contato clicando aqui. 

(41) 3010-6333 | (41) 9 9129-6666

Av. Rep. Argentina, 2275 - Sala: 201, Água Verde - Curitiba/PR

contato@abrigovirtual.com.br | suporte@abrigovirtual.com.br