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De acordo com a pesquisa Webshoppers, realizada pela Ebit em 2018, o e-commerce movimentou R$112,2 milhões de reais em 2017, com uma média de crescimento de 20% em relação ao ano de 2016.

Dessa forma, com um volume de receita tão expressivo, pensar em como montar um e-commerce pode ser uma ótima estratégia de negócio.

Neste blog post vamos te ajudar a entender o que é um e-commerce e como estruturar o seu negócio nas plataformas digitais.

O que é um e-commerce?

É bastante simples: o termo e-commerce pode ser traduzido para o português como vendas online.

Ou seja, é um meio de comercializar o seu produto na internet, de tal forma que você consiga atingir e vender para um público mais amplo e que, consequentemente, aumente o seu faturamento.

Além disso, é importante ressaltar que para se caracterizar como e-commerce, a transação precisa ser realizada inteiramente pela internet, desde a escolha do produto até a forma de pagamento.

Quais os públicos do e-commerce?

Antes mesmo de iniciar o processo de comércio online, é preciso entender para quem você quer vender o seu produto. Veja a seguir os públicos mais comuns para um e-commerce.

B2B: conhecido como business to business, esse modelo comercializa produtos ou serviços diretamente para empresas. Ou seja, é uma empresa vendendo para outra, sendo mais comum a sua utilização por fabricantes ou distribuidores de produtos.

B2C: esse modelo, business to customer, ou seja, empresa para cliente, é o mais comum no Brasil, no qual a loja virtual disponibiliza seus produtos diretamente para o consumidor final.

C2C: nessa categoria, denominada customer to customer, se enquadram os sites que fazem a ponte entre o vendedor e o cliente, como o Mercado Livre, OLX e outras plataformas que seguem esse padrão.

Como montar um e-commerce passo a passo:

Sabendo para quem você quer vender, já é possível pensar em como estruturar a sua plataforma de venda online.

1° – Estude o mercado:

Antes de se aventurar nas plataformas digitais, entenda qual é o seu produto e o mercado da sua área de atuação.

Às vezes, dependendo no seu nicho comercial, pode ser mais interessante fazer investimentos na sua loja física ao invés de abrir o seu negócio online, por exemplo. Tudo depende do seu público e como você quer alcançá-lo.

Portanto, você só vai saber se é preciso migrar seu negócio para a internet fazendo uma ampla pesquisa de mercado e entendendo se o seu público está disposto a comprar pelas plataformas digitais ou se a sua área de atuação permite que você atinga outros clientes através da internet.

Além disso, conhecer qual a persona do seu negócio é importante para traçar estratégias de venda que realmente atinjam o público desejado.

2° – Organize o seu plano de negócio:

Viu que o e-commerce é interessante para o seu negócio? Ótimo! Agora é hora de pensar no planejamento de como montar um e-commerce.

Saber quais são os produtos que você quer comercializar é importante para entender qual será o estoque necessário, visto que esse será um dos seus primeiros gastos com o e-commerce. Assim, organize os produtos que você pretende vender em uma planilha e precifique cada um deles.

Além disso, é igualmente importante que você entenda quais são os seus objetivos e em quanto tempo você pretende alcançá-los. Desse modo, utilize planilhas para estabelecer quais as metas do seu e-commerce, como você deseja realizá-las e qual o prazo para chegar até elas.

Lembre-se: qualquer negócio precisa de planejamento e organização. Logo, estabelecer metas pode ser um ótimo ponto de partida para o seu negócio!

3° – Utilize uma boa plataforma de vendas:

Após o estudo de mercado e o planejamento do seu negócio, é importante que você pense em uma plataforma digital que facilite o seu serviço.

Mesmo que você não seja um especialista no assunto, é preciso que você entenda que as tecnologias atuais podem otimizar e descomplicar alguns processos relacionados ao e-commerce.

Na hora de escolher a sua plataforma de e-commerce, fique atento a performance dos sites e como as soluções oferecidas pela plataforma se encaixam com o seu negócio.

Além disso, muitas pessoas compram através de smartphones, logo, é importante que o seu site de e-commerce seja adaptável para mobiles, de forma que você não perca nenhuma venda.

Saiba mais: 4 motivos para investir na criação de sites personalizados.

Há muito conteúdo na internet que pode te ajudar a escolher a plataforma certa para o seu negócio, porém, caso você queira um serviço especializado, pode ser interessante procurar uma consultoria de e-commerce e tirar todas as suas dúvidas.

4° – Ofereça segurança nas formas de pagamento:

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre comprar ou não online. Por isso, uma boa dica de como montar um e-commerce é investir em formas de pagamentos variadas e seguras.

Ofertar um ambiente seguro no momento do pagamento é o que fará o seu público efetivar uma compra e voltar para o seu e-commerce mais vezes.

Ainda, é importante ofertar formas de pagamento variadas, como cartões de crédito e débito de todas as bandeiras e boletos.

5° – Tenha um sistema de suporte e de logística:

Quando o seu e-commerce estiver funcionando, é importante que você tenha uma equipe de suporte capaz de atender as dúvidas e reclamações dos seus clientes, pois, entender que o seu consumidor precisa de auxílio no pré e pós venda é essencial para o seu negócio ser bem-sucedido.

Além disso, investir em um bom sistema de logística é umas das dicas mais valiosas de como montar um e-commerce. Quem compra online, quer receber seu produto rapidamente, de forma segura e com a qualidade anunciada no site.

Logo, ter a logística e qualidade da entrega em pleno funcionamento é imprescindível para o seu e-commerce se destacar dos demais na sua área de atuação.

6º – Invista em marketing digital:

Para que você se destaque dos seus concorrentes no ambiente virtual, é preciso que você tenha em mente que utilizar as ferramentas do marketing digital é essencial para isso.

Entender como montar um e-commerce está diretamente ligado ao marketing, visto que o seu negócio precisa de notoriedade para ser encontrado pelo seu público.

Com o marketing digital, além de se destacar da concorrência, você pode:

• Otimizar o seu site para que ele seja encontrado em mecanismos de buscas, utilizando técnicas de SEO;
• Aumentar o fluxo de possíveis clientes no seu site através do público orgânico ou anúncios patrocinados;
• Criar listas segmentadas de clientes e depois manter um relacionamento com eles através do e-mail;
• Organizar campanhas específicas e aumentar seus lucros;
• Investir no relacionamento com seus consumidores e gerar engajamento nas redes sociais.

Esses são apenas alguns exemplos do que o marketing pode fazer pelo seu e-commerce. Dessa forma, quem investe em divulgação e produção de conteúdo online já está ganhando notoriedade entre as pessoas e melhorando seus resultados.

7° – Acompanhe seus resultados:

É também muito importante que você não esqueça de monitorar os resultados do seu e-commerce para entender se o seu negócio está indo bem ou não.

Identificar possíveis falhas e ouvir o feedback dos seus clientes pode ser uma ótima maneira de melhorar os seus serviços e o seu modo operante.

Por isso, tenha sempre indicadores que sejam capazes de gerar dados que informem quais as atividades estão com um retorno positivo ou negativo, para que você possa melhorar em certos pontos, corrigir outros e continuar no que está dando certo.

Pronto! Agora você já conhece os principais passos de como montar um e-commerce. Seguindo essas dicas, você pode ficar mais tranquilo e começar o seu negócio online.

É também possível que, depois de criar o seu e-commerce, você queira personalizá-lo do seu jeito. Para isso, confira o nosso conteúdo exclusivo sobre personalização da sua loja online.

Ficou com alguma dúvida sobre como montar um e-commerce? Deixe nos comentários e nós iremos te responder!

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