(41) 3010-6333 contato@abrigovirtual.com.br
    EnglishPortugueseSpanish

A Hospedagem VPS (Virtual Private Server) é uma solução de servidor para aqueles que procuram uma opção mais robusta, como um dedicado, sem ter que pagar por uma unidade física inteira. 

– Saiba mais: Gerenciamento de servidores: entenda sua importância

Como essa hospedagem funciona? 

Através de um processo conhecido como virtualização, um servidor físico extremamente grande é dividido em vários servidores virtuais totalmente individuais e isolados uns dos outros..

Apesar de partilharem das partes físicas, recursos como processadores, ram e espaço de memória são totalmente dedicados para cada servidor virtual nesse tipo de hospedagem. 

Logo, esse tipo de hospedagem funciona como a de um servidor dedicado, porém, com alguns recursos reduzidos.

– Confira: Servidor dedicado: o que é e quais seus benefícios.

Imagine esse tipo de servidor como um prédio comercial: todos compartilham da mesma estrutura, contudo, cada um possui uma sala para tocar o seu negócio em que cada um está totalmente independente do outro. Ainda, essa sala supre todas as suas necessidades do momento e, caso precise, você poderá comprar a sala ao lado para aumentar o espaço.

E assim é, basicamente, a maneira que a hospedagem VPS funciona. Cada conta possui garantidamente processos independentes com autonomia na hora de configurar softwares, scripts, sistemas operacionais, entre outros itens.

Quais as vantagens de se contratar uma Hospedagem VPS?

Por mais que a sua capacidade seja menor que a do servidor dedicado, a opção de hospedagem VPS pode ser muito útil a depender do caso.

Personalização: como já citado, cada utilizador da hospedagem tem liberdade para configurá-lo como preferir, as opções operacionais são livres e individuais; 

Alto desempenho: como os recursos são dedicados para cada servidor, o desempenho é garantidamente maior do que o de uma hospedagem comum;

Crescimento Alinhado: os recursos da hospedagem VPS trabalham para que a robustez do seu servidor cresça junto com a necessidade do seu negócio;

Custo Reduzido: na hospedagem VPS, você tem acesso a muitos recursos por um preço bem menor do que possuir um servidor inteiro seu;

Segurança: com o servidor base repartido através da virtualização, a segurança é realizada como um todo mas também podendo partir de cada parte individualmente para que a mesma seja garantida.

– Confira: Dicas de segurança para sites.

Quando uma Hospedagem VPS é indicada? 

Ela é indicada quando a sua necessidade está entre a hospedagem compartilhada e a dedicada e/ou quando os recursos da primeira são muito limitados, porém, não há necessidade da robustez de um servidor próprio.

Além disso, se você pretende expandir seu site com o tempo, essa modalidade pode ser uma boa indicação, pois, a hospedagem VPS permite que sejam utilizados apenas o recursos necessários para que o seu tamanho seja aumentado com o tempo.

Ainda, a hospedagem VPS é recomendada quando há um grande volume de usuários que utilizam determinada plataforma, como em fóruns, comunidades online, sites corporativos, jogos eletrônicos e outros.

Por fim, outra vantagem é a afinidade com quem utiliza o Linux. Nesse sentido, a hospedagem VPS tem uma grande compatibilidade com esse sistema operacional por conta do seu código aberto.

Este conteúdo foi útil para você? 

Agora você já sabe o que é e quando a utilização de uma hospedagem VPS é aconselhada. Confira mais conteúdos exclusivos a respeito de programação web e hospedagem no blog da Abrigo Virtual.

(41) 3010-6333 | (41) 9 9129-6666

Av. Rep. Argentina, 2275 - Sala: 201, Água Verde - Curitiba/PR

contato@abrigovirtual.com.br | suporte@abrigovirtual.com.br