Um hotsite é, em essência, uma página web criada para divulgar alguma campanha, produto, serviço, evento, data comemorativa ou qualquer destaque que a sua empresa queira dar sobre algum assunto. Portanto, a criação de hotsite pode ser útil para qualquer modalidade de negócio. O grande objetivo dessa página é ser criada para uma campanha em específico e, caso seja bem feita, pode ter efeitos bastante positivos.

Neste blog post queremos te ajudar a entender melhor sobre a diferença entre site e hotsite, como e em quais situações ele pode ser usado.

Site x hotsite

Um site é um espaço fixo na web que abarca tudo sobre o seu negócio. Nele, você pode divulgar a história da sua empresa, quais os produtos ou serviços são oferecidos, portfólio, blog, formas de contato e tudo aquilo que for importante para a promoção do seu negócio.

Por outro lado, a criação de hotsite é feita quando você precisa divulgar uma campanha por um tempo específico. Enquanto o seu site é eterno, o hotsite será apagado quando a promoção ou evento finalizar, por exemplo.

Assim, é importante você ter em mente que um hotsite não substitui um site. Nesse sentido, ambos são diferentes e possuem objetivos completamente distintos.

Quais as vantagens na criação de hotsite 

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Ok… Mas você deve estar pensando: por que investir na criação de um segundo site sendo ele será excluído após um tempo, certo? Vamos te mostrar quais os principais benefícios em contar com a criação de um hotsite.

Em primeiro lugar, a criação de hotsite pode te ajudar a tornar público algo que tenha muita relevância no contexto da seu negócio. Quer um exemplo prático? Vejamos o caso do Bradesco.

Todos sabem que o banco Bradesco possui um site fixo e com todas as funcionalidades necessárias. Porém, a organização achou de bom tom criar um hotsite que mostrasse o sistema de fidelidade a partir de pontos no cartão.

Nesta página web, o Bradesco pôde explicar como funciona a pontuação, quais os cartões participantes, como resgatar os pontos e, ainda, dúvidas frequentes dos usuários.

Percebe-se aqui que uma estrutura tão complexa e cheia de informações relevantes como a desse hotsite não pode caber dentro do site normal. Portanto, a ideia é deixar a página web no ar enquanto o sistema de pontos estiver ativo, que é exatamente o conceito de um hotsite.

Além disso, outra vantagem de utilizar um hotsite é que ele atinge o público que você espera de forma personalizada. A partir desta página, que muito provavelmente será divulgada em seu próprio site, redes sociais e e-mail marketing, é possível que o seu público de interesse e consuma o conteúdo proposto.

Ainda, você pode personalizar a sua página da forma que for melhor para o seu negócio. Aqui há a possibilidade de manter a identidade visual da sua marca ou inovar com alguns elementos novos: é você quem decide.

Também, outro ponto interessante é que, como um hotsite não é vitalício, o custo com manutenção é praticamente inexistente. Se algum problema ocorrer, é óbvio que ele será ajustado. Contudo, a ideia é criar uma página que não precise de reparo e atualização constantes.

O último benefício seja, talvez, um dos mais importantes. Através do conteúdo do seu hotsite, você pode atrair um público que não conheça o seu negócio que, a partir desta página, ficou interessada no que você vende ou faz. 

Dessa forma, novos clientes e oportunidades de negócio podem aparecer, o que sempre é vantajoso para quem busca crescer no mercado.

Em quais situações utilizar

Entendeu melhor o que é um hotsite e seus benefícios? Agora queremos te ajudar a entender em quais situações ele pode ser utilizado dentro da sua estratégia de negócio.

1 – Divulgar promoções e campanhas

O seu e-commerce está com uma promoção específica e você acredita que ela possa atingir muitas pessoas? Um hotsite pode ser o ideal para divulgá-la.

O mesmo ocorre com campanhas dentro da sua empresa. Se a ideia é que ela seja explicada com detalhes e tenha uma boa visibilidade, esse tipo de página web pode ser o ideal.

Vamos a um exemplo hipotético. A sua empresa está engajada em incentivar a doação de sangue e criou uma campanha em cima disso. Com um hotsite, você pode explicar para o seu público qual o seu objetivo, qual a razão da campanha e quaisquer outros detalhes relativos à ela.

2 – Datas importantes ou comemorativas 

Se a sua empresa precisa também divulgar alguma data importante, um hotsite é uma boa solução. Nele, você pode explicar o por que esse marco é relevante para o seu negócio e curiosidades acerca dela.

Com a chegada da Black Friday, por exemplo, pode ser relevante criar essa página expondo quais os seus produtos e serviços farão parte dessa grande promoção.

3 – Eventos

Ficar atento ao calendário e as tendências de consumo em determinadas datas é essencial para o seu negócio. Dessa forma, você pode investir na criação de hotsite a partir de eventos que irão ocorrer e possuem relação com a sua empresa.

Concluindo

A criação de hotsite, portanto, pode ser uma boa solução independente do seu objetivo de negócio. Com ele, é possível divulgar eventos, campanhas, promoções e conseguir novos clientes por uma plataforma de baixo custo.

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