(41) 3010-6333 contato@abrigovirtual.com.br
    EnglishPortugueseSpanish

O domínio é, em essência, o endereço de um site na internet. É através dele que os usuários conseguem localizar as empresas dentro do ambiente virtual. Dessa forma, o registro de domínio é uma etapa obrigatória para quem possui um site e deseja que ele seja encontrado.

Porém, é necessário entender, além do significado, como criar um domínio que seja lembrável e, principalmente, único. Neste blog post queremos te ajudar a entender melhor como funciona o registro de domínio, como criar um bom domínio e as vantagens desse processo.

Como funciona o registro de domínio

No ambiente virtual, todos os computadores que estão conectados na internet recebem um número de Internet Protocol (IP) – uma sequência de números separada por 4 pontos, por exemplo: 192.168.1.155.

É interessante pensar no IP como um número de identidade. Ou seja, é ele quem identifica e separa quem é quem dentro da internet.

Esse IP, portanto, é o número que redireciona para algum site na web. Porém, pense como seria difícil para nós, usuários, decorarmos uma sequência de número ao invés de um nome simples.

Logo, é dessa forma forma que surge o registro de domínio: um nome que corresponde à sequência do seu IP na internet.

Ainda, além do domínio, há a extensão que o acompanha, que seria o .com, .com.br, .net, .edu e vários outros. Essa extensão é o que complementa e redireciona o seu usuário ao seu site.

Nesse sentido, a extensão mais utilizada no Brasil é o .com ou .com.br, além de ser a mais indicada pela credibilidade e de conhecimento comum entre todas as disponíveis.

5 dicas para criar um bom domínio

Legal, não? Agora que já entendemos exatamente do que se trata o domínio, vamos conferir como criar um domínio de qualidade para o seu site.

1 – Utilize um domínio curto

Todas as dicas que vamos dar é pensando em um nome que seja fácil de ser encontrado pelos usuários da sua marca. Logo, utilizando domínio curto, é mais provável que você seja lembrado.

Aqui, é preciso que você se coloque no lugar do seu cliente. Pense na quantidade de informação que ele capta no dia a dia. Nesse sentido, pode ser difícil para ele lembrar de um site com um domínio muito longo, certo?

Dessa forma, idealize um registro de domínio que seja curto e que fique na memória do seu cliente.

2 – Não faça uso de caracteres especiais ou números

Seguindo nessa mesma lógica, não faz muito sentido criar um domínio que seja composto por números e caracteres especiais, certo? Quanto menos informação o seu usuário tiver para lembrar, melhor. Além disso, o uso desses elementos pode confundir o seu usuário.

3 – Crie um domínio que evite confusão na escrita

Quando se pensa em um domínio, é preciso que a experiência do usuário seja prioritária. Por exemplo, evite palavras que podem causar alguma confusão na escrita e na pronúncia, como senso/censo, cela/sela…

4 – Pense em Search Engine Optimization – SEO

A técnica de SEO, que é voltada para que os sites sejam encontrados e ranqueados nos mecanismos de pesquisa, é válida de igual forma para o registro de domínio.

Aqui, é preciso pensar em um nome que tenha a ver com a sua atividade-fim e que tenha relevância para os usuários. Uma boa dica aqui é usar o KeyWord Planner do Google para conferir quais são as palavras-chave mais buscadas e que possuem relação com o seu negócio.

Dessa maneira, com um nome que remeta a sua prática e um site com conteúdo relevante, é mais fácil que o Google te ranqueie nas primeiras posições do buscador.

5 – Seja original

Apesar de exigir um certo esforço achar um domínio que não tenha sido utilizado pensando em palavras-chave, queremos te lembrar o quão importante é estar nas primeiras posições no Google.

Ser original e único é essencial para criar um domínio que seja lembrável pelos seus consumidores. Ainda, é sempre importante lembrar que tentar cometer algum tipo de cópia de sites famosos ou mais conhecidos é um erro que não deve ser cometido.

Por isso, seja criativo, busque referências – sem plágio – e crie um domínio único para o seu site.

Vantagens de ter um bom domínio para o seu site

Agora que já entendemos o que é e como criar um bom domínio, queremos te mostrar os benefícios de ter um site que possui um nome criativo.

Além disso, é válido ressaltar que existem formas de registrar um domínio sem pagar nada por isso. Porém, o site de hospedagem sempre irá parecer no seu domínio, o que pode ser algo bastante negativo.

Um domínio pago, por sua vez, possui exclusividade e outras vantagens. Confira:

Credibilidade e segurança: pense na seguinte situação. Você pode registrar um domínio como “meunegocio.com.br”  ou “meunegocio.dominonaopago.com.br”. Qual deles você acha que passa mais credibilidade? Com certeza é a primeira opção. Por isso, investir em um domínio pago é o primeiro passo para os seus clientes confiarem na sua marca;

– Talvez você se interesse por: Dicas de segurança para sites.

Reconhecimento: com um domínio, a sua marca torna-se única no ambiente digital, o que é altamente vantajoso para seu negócio;

Bom ranqueamento: como já explicado, o seu site pode ser encontrado de forma mais fácil pelos algoritmos de pesquisa dos buscadores na web com um domínio simples e que traduza a sua atividade-fim.

Concluindo

Por fim, esperamos que este post tenha te ajudado a entender melhor sobre registro de domínio e suas vantagens. Através de um bom nome, a sua marca pode ser reconhecida pelo seu público, o que é altamente vantajoso para o seu negócio.

Gostou deste texto? Nós somos a Abrigo Virtual e podemos te ajudar com questões relativas ao domínio do seu site.

(41) 3010-6333 | (41) 9 9129-6666

Av. Rep. Argentina, 2275 - Sala: 201, Água Verde - Curitiba/PR

contato@abrigovirtual.com.br | suporte@abrigovirtual.com.br